loader image

A Tecnologia e o Carnaval

O Carnaval 2020 promete inovações à festa popular mais famosa do país

Olha a cabeleira do Zezé, será que ela é de verdade?! Será que é realidade aumentada?! A brincadeira com o trecho de uma das marchinhas mais conhecidas do carnaval brasileiro vem dar as boas vindas ao Carnaval 2020, aquele que promete ser o mais tecnológico de todos os tempos.

A festa mais popular do Brasil sempre esteve ligada à tecnologia. Um memorável exemplo é quando o carnavalesco Joãozinho Trinta trouxe uma equipe do Texas para sobrevoar, com uma roupa de propulsão a jato de hidrogênio o desfile da Grande Rio em 2001. Outro exemplo, foi o voo de hoverboard realizado durante o desfile da União da Ilha, em 2019. A verdade é que a tecnologia sempre esteve presente no carnaval, seja nos imponentes carros alegóricos animados por motores e luzes, seja  pelos trios elétricos e a guitarra baiana de Dodo e Osmar. Não esquecendo do engenhoso carro de mão adaptado para carregar o som do bloco paulistano Bastardo e empurrado pelos apaixonados foliões.

Carnaval 2020

Para esse ano não poderia ser diferente. A escola de samba paulistana Rosas de Ouro terá como samba-enredo o tema “Tempos Modernos”. Além do tema que fala das transformações tecnológicas nos mais variados setores, a Escola lançou um app, batizado de “Carnaval 4.0”. Disponível para Android e iOS, a ideia da aplicação é permitir a visualização de duas alegorias da escola em 3D, utilizando recursos de Realidade Aumentada. O resultando é a total imersão do espectador no desfile da escola.

Tecnologia e o clima da festa

A tecnologia também será utilizada para proteger os foliões da chuva. Isso mesmo, a promessa da patrocinadora do carnaval paulistano, em parceria com a empresa de tecnologia ModClima, é garantir o sol nas regiões de festa e ainda reforçar o abastecimento de água na região do Sistema Cantareira (principal fonte de água da capital paulista). A ação, apelidada de “Giro na Chuva”, consiste em aviões que sobrevoarão a região do Sistema Cantareira, lançando gotículas de água potável, com tamanhos controlados, nas nuvens que pairam sobre a área. Isso acelera o processo natural de crescimento vertical das nuvens. A mesma tecnologia já é utilizada em diversos projetos de agricultura e de recuperação de nascentes e reservatórios em diversos países e, segundo especialistas, não causa danos colaterais ao meio ambiente.

Tecnologia e a segurança

Ainda em São Paulo, outra tecnologia que vem dos céus são os drones que serão utilizados pela Secretaria de Segurança Pública do estado para monitoramento do Carnaval. Os drones serão utilizados para identificação de suspeitos de crimes, encontrar pessoas desaparecidas, auxiliar em eventuais conflitos e monitorar o trânsito durante os dias de festa.

Imagem: Divulgação/Polícia Militar-SP

Na Bahia, a tecnologia de reconhecimento biométrico promete ser um aliado na diversão dos milhares de foliões que tomam as ruas de Salvador, em um dos mais tradicionais carnavais do País. Com o app “Face Check”, instalado nos smartphones de policiais, basta tirar uma foto do rosto ou da mão das pessoas, para identificar eventuais contraventores. As imagens são comparadas em um banco de dados com mais de sete mil pessoas procuradas. A ideia da utilização dessa ferramenta é complementar a tecnologia de reconhecimento facial utilizada pelo Estado. Havendo dúvidas no reconhecimento facial, o “Face Check” vai ser utilizado para eliminar margens de erro.

Tecnologia na luta contra os golpes. A inovação nos métodos de pagamento

As tecnologias de meios de pagamento, que podem livrar os foliões de grandes dores de cabeça, também estarão presentes neste Carnaval. Os sistemas de pagamento por aproximação já são uma realidade desde 2019, seja com cartões que apresentam essa tecnologia, seja com os pagamentos por meio dos aparelhos celulares. A novidade que promete roubar a cena este ano em alguns carnavais são os pagamentos por QRCode, que estão cada vez mais difundidos e já invadiram as praias cariocas neste verão. O aplicativo Ame Digital será aceito por mais de 10 mil ambulantes credenciados no Carnaval do Rio de Janeiro. Além de benefícios, como 10% do valor pago de volta no sistema cashback, o aplicativo contará com benefícios na compra de bebidas por parte dos foliões.

Imagem: EricVega/Getty Images

São inúmeras as tecnologias presentes no Carnaval pelo mundo todo. Sim, outros tantos países celebram o Carnaval, cada um no seu estilo, claro. Porém, a principal tecnologia que nunca pode faltar é a inteligência humana. Só ela pode garantir respeito e consciência, garantindo espaço total para a alegria.